Cálculo da data provável do parto
A idade da gestação pode ser definida como o tempo transcorrido entre o primeiro Dia da Ùltima Menstruação (DUM) e a data atual (dia em que o cálculo está sendo realizado). Pode ser calculado em dias, semanas ou meses completos.

Existe, contudo, diferença entre a idade embriológica da gestação e a idade obstétrica da gestação. A primeira é contada a partir da fecundação do óvulo. Por não ser possível, na maioria das vezes, determinar a data correta da ovulação e, portanto, da fecundação, convencionou-se datar a gravidez pelo primeiro dia da última menstruação (DUM), sendo esta chamada de idade obstétrica ou idade menstrual da gestação.

Ao dizer que uma gestante tem 10 semanas de gestação, tanto o obstetra quanto o ultrassonografista estão simplesmente estabelecendo um critério temporal, ou seja, contando o tempo transcorrido entre a DUM e a data atual (10 semanas), tendo a mesma engravidado, provavelmente, há cerca de 8 semanas. Ou seja, como a ovulação ocorre, supostamente, 14 dias após a menstruação, o início do desenvolvimento do embrião ocorre duas semanas após a DUM.

Para calcular a data provável do seu parto, preencha os dados abaixo:
 dd/mm/aaaa