UTI NEONATAL
As Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal do Grupo Perinatal são referência em todo o País. Uma equipe médica especializada, tecnologia de ponta e inovação garantem o sucesso cada vez maior nos cuidados com recém-nascidos.

O conceito perinatal levado à altíssima seriedade – abrangendo cuidados com a saúde da mulher, da gestante, no pós-parto, do feto e do recém-nascido – tem nos cuidados com os prematuros uma de suas expressões máximas, o que faz do Grupo Perinatal referência no País no tratamento destes bebês tão especiais. Nossas UTIs neonatais conjugam as equipes médicas mais especializadas com tecnologia de ponta, além de agregar as mais importantes inovações da área.

Já atendemos a mais de 15 mil prematuros, entre eles, os menores prematuros nascidos no Brasil. O acompanhamento da gestação e do bem estar fetal, permite um atendimento ainda mais preciso e bem-sucedido por parte desta equipe, que atua com um intensivista neonatal em parceria com o médico da paciente.

A qualidade do cuidado neonatal garante a sobrevivência e também a qualidade de vida destas crianças. As unidades dispõem de exames de radiologia e oftalmológicos, para identificação de alteração na retina, material de reanimação, tratamento para cardiopatias congênitas, oxigenação diferenciada, banco de leite supervisionado por enfermeiras especializadas em amamentação, entre outros serviços.

O apoio e a participação da família nesse momento são de grande importância e reuniões semanais com psicólogos, oferecidas pela clínica, promovem trocas de experiências entre pais, irmãos, avós. São instruções de como cuidar e interagir com o novo membro da família, que contribuem para a resposta do bebê. As mães são motivadas a tocar em seus filhos, a conversar com eles, e passam até duas horas por dia em contato direto com a criança. As visitas dos familiares viram comemorações a cada vitória alcançada!

As UTIs Neonatais da Perinatal fazem parte da Rede Vermont-Oxford, uma rede internacional de controle de qualidade. Os dados clínicos da evolução dos recém nascidos de todas as instituições participantes são cruzados, objetivando conseguir os melhores índices de performance e qualidade de atendimento. Ao longo dos últimos anos, a Perinatal atingiu resultados comparáveis aos das melhores UTIs do mundo.