Segurança da Mãe e do Bebê

A Perinatal preza pela segurança da mãe e do bebê. Por isso, adota procedimentos rígidos para o seu transporte e identificação.

COMO É FEITA A CHECAGEM DAS INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DA MÃE E DO BEBÊ NO CENTRO CIRÚRGICO?

Ao receber a paciente no Centro Cirúrgico, a equipe de Enfermagem checa os três marcadores de identificação institucionais:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Número do prontuário

Além disso, também é conferido:

  • O nome do médico
  • Os registros em prontuário
  • Protocolos
  • Impressos do Berçário
  • As duas pulseiras de identificação do recém-nascido, com os marcadores de identificação materna e código de barras.

No Centro Cirúrgico, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) e a Caderneta de Vacinação do Bebê são enviadas com a paciente para a sala de cirurgia ou pré-parto, para que, neste momento, sejam colhidas as digitais da mãe e posteriormente a impressão plantar do bebê.

O QUE ACONTECE COM O SEU BEBÊ DESDE A CHEGADA AO BERÇÁRIO ATÉ O ENCAMINHAMENTO AO QUARTO?

Após o nascimento, o bebê é encaminhado ao Berçário de Admissão junto ao médico assistente e o pai ou acompanhante. Neste Berçário serão realizados os primeiros cuidados e o preparo para o encaminhamento ao quarto.

O bebê é encaminhado em um berço individual, sempre acompanhado de uma enfermeira ou técnica de Enfermagem do Berçário. Somente a colaboradora do Berçário está autorizada a realizar este transporte. A checagem de segurança na entrega dos bebês às mães é feita em 4 etapas:

1. Antes de sair do Berçário, a equipe de Enfermagem checa se a mãe está no quarto. Em seguida, faz a conferência do nome completo da mãe, que está na pulseira do bebê, com o cartão de identificação que está no berço.

2. Antes de entrar no quarto, será feita uma nova verificação dos dados da pulseira de identificação do bebê com o cartão de identificação que será colocado na porta do quarto;

3. Ao entrar no quarto, a colaboradora do Berçário se apresenta à família, confirma o nome e sobrenome da mãe do bebê por solicitação verbal.

4. Por último, é realizada a checagem dos dados da pulseira do bebê, com os dados da pulseira da mãe, pelo decodificador do código de barras.

O BEBÊ PODERÁ FICAR COM A MÃE TODO O TEMPO?

A Perinatal incentiva o Alojamento Conjunto. Logo, o bebê ficará em tempo integral no quarto da mãe, inclusive à noite, exceto se houver necessidade do recém-nascido ser encaminhado ao Berçário para avaliação do Pediatra.

Qualquer dificuldade pode ser comunicada à Enfermagem do Berçário, disponível 24 horas por dia.

ACOMPANHANTE TÊM LIVRE ACESSO AO BERÇÁRIO?

Não. Para oferecer mais segurança aos bebês, o acesso a este setor é restrito aos colaboradores do Berçário e médicos.

COMO PROCEDER NA OCASIÃO DA ALTA?

Após receber as confirmações de alta pelos médicos assistentes – Obstetra e Pediatra – os pais / acompanhante deverão comparecer ao setor de fechamento de contas.

Após a alta financeira, o Berçário deverá ser comunicado e então realizará as orientações de alta do bebê e conduzirá os pais / acompanhante e recém-nascido até a recepção.

Todos esses protocolos são realizados para reforçar a segurança da mãe e do bebê.

Digite a sua busca no campo abaixo: